Geração Z: Os futuros consumidores

Olá caros leitores!

Muito já se foi discutido sobre os hábitos de consumo da geração Y, mas agora começa a ser discutido os hábitos da futura geração de consumo: A Geração Z.

A Geração Z é formada por crianças e jovens até os 17 anos, que possuem alguns hábitos semelhantes ao da geração Y, formada por pessoas entre 20 e 30 anos, porém estes hábitos são mais intensos devido a essa geração ter se desenvolvido junto com os avanços tecnológicos. Inquietação, menor fidelidade as marcas e capacidade de realização de múltiplas tarefas são algumas das características mais acentuadas.

Com a evolução das gerações X, Y e agora a Z, foi possível constatar que ao longo do tempo os consumidores estão cada vez mais imprevisíveis. Hoje o grande desafio dos departamentos de marketing é tentar entender o que tem mudado ao longo dos anos e lembrar que antes de serem de gerações diferentes, os consumidores, são pessoas que possuem expectativas e valores que vão além de sua idade. O grande segredo é segmentar os públicos por semelhanças no comportamento de consumo pois as gerações estão ficando cada vez mais próximas. A geração Y e principalmente a Z procuram gastar cada vez menos com conteúdos que sejam possíveis encontrar na internet. O grande número de sites e programas compartilhadores mostra isso, cada vez mais, busca-se downloads de música e livros gratuitos na internet, hábito pouco freqüente na geração X. Outro ponto que deve ser destacado é que a geração Z, apesar de ainda não estar inserida completamente no mercado de consumo, tornou-se uma importante influenciadora na hora das decisões de compra, seja em pesquisas pela internet como nas lojas físicas. 

Sustentabilidade e transparência nas ações da marca são também um dos principais pontos levados em consideração pela geração Z e que também tem importante relevância para a geração Y. Cada vez mais essas duas gerações se preocupam com a sustentabilidade envolvida nos processos de fabricação dos produtos consumidos e prezam pela transparência nas ações da marca. É necessário que as empresas criem estratégias de diálogo desde já com os consumidores da geração Z, visando criar um forte vinculo e um relacionamento estreito no futuro, mantendo assim o consumo de sua marca.

*Baseado em reportagem do mundo do marketing

Uma resposta

  1. Olá, como vai?
    Gostei muito dos seus primeiros textos sobre marketing.
    Possuo um blog também (http://www.webcontexto.com.br) e temos interesse em colaboradores com artigos para o mesmo.
    Se tiver interesse entre em contato.
    Abraços.

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