Classe D: O novo alvo do mercado!

Depois da grande movimentação em torno da classe C, chegou à vez de todos os olhares estarem voltados para a classe D. Em 2010 essa massa possuiu R$ 381 bilhões para gastar e são neles que o mercado enxerga a oportunidade de atrair novos consumidores. A classe D por possuir um perfil de consumo diferenciado das demais classes, pois não pode cometer extravagâncias e têm a necessidade de que o orçamento dure o mês inteiro, torna-se um grande desafio para o mercado, porém aquelas marcas que conseguirem entender esses consumidores primeiro ganharão uma grande oportunidade de ampliar seu mercado.

Por possuírem uma lista de compras ainda reduzida se comparada as demais classes sociais, esta massa de consumidores está em plena ascensão, pois em 2002 eles adquiriam 21 tipos de produtos e em 2009 esse número passou para 34, tendendo para crescer ainda mais nos próximos anos.

O apoio na hora da compra é essencial para esses consumidores, por isso que as marcas que usam embalagens ou material de comunicação para orientar esses consumidores estão sem dúvida no caminho certo.  O mercado dessa classe é muito grande e investir neles desde já é assegurar o crescimento de sua marca, afinal a classe D logo será a classe C daqui alguns anos.

Após a consolidação da classe C e com a ascensão meteórica da classe D, a descoberta do formato ideal de comunicação a ser utilizado com esse público é o caminho do sucesso das marcas, afinal a classe D permanecerá durante um tempo maior no mercado consumidor, voltar os investimentos para essa parte do mercado é investir no futuro, seja por que eles permanecerão mais tempo consumindo ou pelo simples fato de terem mais a conquistar na questão do consumo.

2 Respostas

  1. Muito interessante o texto, realmente os consumidores das classes mais baixas apresentam um potencial de compra grande e também menor inadimplência se comparados a outros consumidores com renda maior.

  2. Vc sabia que a classe D, apesar de ganhar menos é menos endividada que a classe C? Esta é só uma das peculiaridades dessa classe. Mas acho que segmentar por classe não é uma estratégia eficaz.. A segmentação psicográfica é fundamental nos dias atuais. Aliás, hj é preciso bem mais do que uma segmentação bem feita, isso é obrigatoriedade mesmo.
    Parabéns pelo blog e pela disponibilidade de compartilhar conhecimento, isto é fundamental!

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