A Marca do Jovem Paulistano!

A Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN) em parceria com o IPPC (Instituto de Psicologia Positiva e Consumo) realizou uma pesquisa sobre os Valores & Consumos dos Jovens de SP das classes A/B. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2010 e contou com a participação de 456 jovens entre 14 e 25 anos, das classes A/B da cidade de São Paulo.

O estudo abordou, além de outros fatores, a marca mais lembrada pelos jovens paulistanos. Para isso a pesquisa definiu 11 atributos como por exemplo Modernidade & Inovação. E a grande vencedora no ranking geral foi a Apple, citada em 10 dos 11 atributos e isso se deve à expressiva votação em dois atributos: Modernidade & Inovação com 209 citações, onde a Sony, segunda colocada obteve 18 citações e no atributo Tecnologia com 220 citações enquanto a segunda colocada Microsoft obteve 52 citações.

Já no atributo Marca ligada a natureza, a Natura foi a grande vencedora com 207 citações, com uma diferença de 175 citações para a segunda colocada Gooc, que recebeu 32 citações. A Natura acabou citada em mais 2 atributos, Marca ligada a beleza e Marca que transforma você em uma pessoa bonita/sexy.

Vale destacar também a vencedora do atributo Marca que simboliza o brasileiro, onde a vencedora foi a Havaianas com 179 citações, 117 votos à frente do Guaraná Antártica, com 62 citações, seguido pela Brahma com 34 e Petrobrás com 30. Outra empresa de destaque foi a Nestlé, lembrada em três importantíssimos atributos, Tradicional, Líder de Mercado e Qualidade.

Já entre os gigantes dos vestuários esportivos, a Nike foi citada em 9 atributos, como por exemplo, Qualidade, Design e Modernidade & Inovação, porém com margem menos diferenciada da Apple. Já sua principal concorrente a Adidas teve seu nome citado em 5 atributos, onde podemos destacar o atributo Praticidade, único no qual foi citado em que a Nike não estava presente.

Para acessar um pequeno relatório da pesquisa acesse: http://www.abmn.com.br/abmn_pesquisa/ArtigoPesquisaJovemABMN.pdf

4 Respostas

  1. Muito interessante o texto, mais uma vez parabéns!!

  2. A Nike é uma marca que atende tanto a classe A/B quanto a classe C também.
    Apesar de ser cara, a classe C também se esforça para obte-la, pois adquirimos vantagens quanto a qualidade e modernidade.

  3. Essa pesquisa é sem dúvida interessante, e se vc observarbem os resultados verá que não há nenhuma surpresa. Surpresa seria, por exemplo, se a Apple não estivesse em primeiro lugar… isso só mostra que o esforço de marketing e comunicação destas marcas mais lembradas tem sido recompensados e tem muito a nos ensinar.

    • Pois é Renata, a pesquisa apenas confirmou o que era esperado. Na era da tecnologia a Apple não tem parado de lançar suas inovações e seus aplicativos para facilitar e intreter todos os públicos, principalmente os jovens, daí o resultado. Investir no jovem consumidor, além de impusionar as vendas agora, vai criando uma base para o aumento do seu mercado no fututo.

      Att,

      Gustavo Luis Nardo – Adm. Faces do Marketing

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