Utilizando o marketing de incentivo

O marketing de incentivo ainda é pouco utilizado pelas pequenas e médias empresas, talvez por ainda não saberem ao certo com implementar uma campanha de incentivo para seus colaboradores e os inúmeros benefícios que essas campanhas trazem.

Campanhas de incentivo podem ser feitas tanto para impulsionar colaboradores a atingir metas mais audaciosas de vendas ou, por exemplo, para reduzir o volume de impressões, visando assim, tornar comum uma ação de sustentabilidade da empresa.

O primeiro passo para se implementar uma campanha de incentivo é conhecer muito bem o perfil dos colaboradores, só assim você conseguirá encontrar uma maneira eficiente de motivá-los e convencê-los a “vestir a camisa da empresa”. Depois de analisado o perfil global dos colaboradores da empresa será mais fácil decidir o formato e premiação da campanha.

Um evento de lançamento da campanha e outro de encerramento mostrando os resultados e melhorias nos índices propostos no início são essenciais, além de todo um mix de comunicação interna promovendo a campanha.

Quando for desenvolver a premiação da campanha de incentivo lembre-se que dinheiro é uma parte importante, mas literalmente não é tudo. As pessoas gostam de reconhecimento, e quando falamos de reconhecimento, não é chamar o seu melhor vendedor na sua sala e dizer que ele é o melhor e sim reconhecê-lo na frente de toda a equipe. No evento de encerramento reconheça perante todos, aquele vendedor que arrebentou nas vendas e lhe ofereça, por exemplo, uma placa.

No final uma campanha de incentivo bem feita tem tudo para render ótimos resultados tanto para você quanto para os colaboradores.

4 Respostas

  1. O bacana das campanhas de incentivo, principalmente quando direcionadas para áreas de vendas, é revelar verdadeiros talentos profissionais e que apenas precisavam de um “empurrãozinho” para aperfeiçoarem suas aptidões e alcançarem melhores resultados.

  2. Acho muito interessante e primordial nas empresas, o uso do Marketing de incentivo.
    Mas não podemos nos esquecer que atualmente as pessoas querem, precisam ser reconhecidas e também querem ter um salário compatível com o que realizam.
    Somente parabenizá-los a toda hora não signifca que eles irão ficar satisfeitos por muito tempo.
    O Marketing de incentivo tem que ser muito bem aplicado para que a empresa consiga o benefício desejado.
    Sucesso para todos!

  3. Trabalho como instrutor de treinamento e desenvolvimento em um call center. Acredito que o gestor tem que saber como desenvolver um marketing de incentivo, pois não é tão fácil quanto parece. Gostei do artigo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: